INTELIGêNCIA E TESTES DE QI - HUMANOS MELHORADOS ? -> Eugenismo não passará!Start A New Topic | Reply
Post InfoTOPIC: Eugenismo não passará!
Posted By: SerHumanoOriginal

Posted On: Sep 24, 2001
Views: 775
Eugenismo não passará!

Os neo-nazis fascistas defensores da eugenia não passarão! "Raça superior" nunca mais!


Posted By: André Sanchez

Posted On: Sep 27, 2001
Views: 771
RE: Eugenismo não passará!

Melhorar a geração futura não é crime contra a humanidade, é fazer com que bilhões de seres humanos possam viver melhor. O problema seria matar a geração atual e de qualquer maneira, o nazismo não praticou a eugenia, praticou o racismo.


Posted By: SerHumanoOriginal

Posted On: Sep 27, 2001
Views: 769
RE: RE: Eugenismo não passará!

Sim ? Leia http://www.cfm.org.br/revista/bio2v5/eugenia.htm
ou
http://www.keays.ca/etude/gainaz.es.html


Posted By: André V.L.

Posted On: May 3, 2002
Views: 746
RE: Eugenismo não passará!

O eugenismo é a causa do racismo nazista.
A beleza e a perfeição do mecanismo de vida na Terra, se encontra justamente na imperfeição do ser humano. Se todos nós fossemos perfeitos, o mundo estaria arruinado.


Posted By: Andre Sanchez

Posted On: May 3, 2002
Views: 744
RE: Eugenismo não passará!

A causa do nazismo racista é a crença no estado e no seu direito de determinar o que é o melhor para a comunidade ( país ). O racismo nazista é apenas o próximo passo lógico do nazismo ( a crença no estado ). Perfeição não existe. Mas se a eugenia pode prevenir que alguém com grave doenças genéticas passe elas para uma próxima geração, me diga então, qual o problema?


Posted By: Andre Sanchez

Posted On: May 3, 2002
Views: 743
RE: Eugenismo não passará!

Perdão, eu esqueci de colocar sobre o indíviduo. A crença no estado sobre o indivíduo.


Posted By: Eu

Posted On: May 14, 2002
Views: 738
RE: RE: Eugenismo não passará!

Porque quando falamos honestamente de eugenia há sempre uma crítica histérica e irracional contra ela? Não precisamos cometer os mesmos erros do passado. Sou a favor de uma política que impeça criminosos de terem filhos. Não precisamos de gente assim.


Posted By: RapidTest

Posted On: May 25, 2002
Views: 732
RE: Eugenismo não passará!

Os criminosos? Porquê? E quais deles? Os carteiristas? Acha que o(s) gene(s) determinam o "carácter criminoso" de um indivíduo?


Posted By: Adriano Riera

Posted On: Oct 10, 2002
Views: 710
RE: Eugenismo não passará!

O que as pessoas têm que começar a perceber em relação ao eugenismo é se isto seria capaz de evitar Hitlers, Sadam Husseins, os inventores do Neo-Liberalismo e tantos outros indivíduos que de alguma forma ou outra contribuíram para o "progresso" de nossa sociedade, ou seja, curando os problemas do corpo, será que os problemas da alma seriam também curados?


Posted By: Nery

Posted On: Dec 28, 2002
Views: 693
RE: Eugenismo não passará!

é como se fosse imposto que todas as árvores fossem frondosas e cheias de frutos, o que aconteceriam com os tuberculos, leguminosas e outras do genero ? será que não é muita pretensão achar que o ser humano existe em si ? que somos independentes de todas as leis que regem o universo ? somente o equilibrio natural poderá fazer a raça humana evoluir, mesmo que este equilíbrio natural passe pela degeneração da espécie.


Posted By: An. Di. Fa. / Mns. 164 / Lgs - Pt.

Posted On: Jan 8, 2003
Views: 687
RE: Eugenismo não passará!

Mas que confusão anda por aqui, a propósito de EUGENIA.

Pessoalmente, até nem me aquece nem arrefece que se façam clones.
No limite, um clone apenas será igual ao original do ponto de vista estritamente físico. Porque, tal como dois gémeos nunca têm personalidades iguais, mesmo criados na mesma família, também os clones humanos não serão nunca cópias dos originais.
Por exemplo, um clone de Mozart criado na Papua Nova Guiné ou na selva Amazónica nunca poderia dar um compositor de música clássica. Mais, a clonagem tem-se revelado um processo muito útil ao homem. Na arte de criar bons vinhos, na indústria florestal, na possibilidade de salvar espécies animais em vias de extinção. Mesmo no reino humano, a possibilidade dada aos casais inférteis de poderem perpetuar os seus genes, como impõem as leis da natureza, não parece ser muito controversa.

Apesar da clonagem humana estar ainda no domínio da ficção científica, quero crer que os problemas levantados andam perto de uma disciplina que dá pelo nome de EUGENIA e que, em linguagem comum, significa apuramento da raça através da manipulação genética, o que traz sempre à memória os piores pesadelos da distrofia nazi.
Por outro lado, a alucinante velocidade do avanço científico e tecnológico poderá vir a permitir, através de implantes cerebrais, o reacondicionamento de personalidades. Assim sendo, não é difícil descortinar as tentações que esta conjugação pode desencadear: soldados perfeitos, operários servis, objectos sexuais, peças sobressalentes para doentes com poder de compra,. . . de resto, a história da humanidade está recheada de casos de descobertas notáveis que acabaram em monstruosidades, como a invenção da pólvora, pelos chineses, cuja utilização pelos homens a transformou em verdadeiro pesadelo.

A lógica político-militar ou a voracidade do lucro, uma e outra não têm normalmente grande respeito pela condição humana. Como poderão tê-lo por umas criaturas produzidas em massa, em fábricas ou em laboratórios, se antes não lhes for reconhecido o estatuto de indivíduos, seres humanos, com direito à liberdade e igualdade, exactamente como qualquer outro ser humano? É que, bem vistas as coisas, o clone de um homem é, acima de tudo, um homem.
Melhor, é OUTRO homem.
E, no limite, a clonagem e a sua legítima busca científica mais não fazem que responder a uma velha utopia humana: o homem não só capaz de se reproduzir, mas também capaz de produzir outros homens.
Não me parece ser de todo inadmissível afirmar que a lenda de Adão se funda já nesse desejo, dado que as semelhanças são enormes, tomando como certo que a Eva foi feita de uma costela de Adão, como reza o Livro do Génesis.

Para a maioria das religiões, criar homens é um privilégio de deus, ou dos deuses e constitui uma iniquidade dos homens arrogarem-se a fazê-lo.
Acho que não porque, se criar fosse iníquo, então deus seria o mais iníquo de todos os seres.
A iniquidade não está no facto de criarmos outros seres humanos à nossa própria imagem e semelhança, mas apenas em fazermos deles escravos.

Tudo o resto é temor reverencial que vai servindo, como sempre ao longo da História, para o poder totalitário e intolerante de algumas religiões se perpetuar a si mesmo.


Posted By: Carla

Posted On: Apr 4, 2003
Views: 676
RE: RE: Eugenismo não passará!

Só tenho uma questão para os que acreditam que se deve manipular os genes:

- Quem é que vai decidir os critérios de beleza, perfeição e o que deve ser eliminado? Vocês sentem-se capazes de definir padrões de perfeição?

Pessoalmente, apavora-me a ideia de conhecer pessoas que sejam capazes de arranjar resposta para estas duas perguntas!


Posted By: Carla

Posted On: Apr 4, 2003
Views: 675
RE: Eugenismo não passará!

Desculpem-me, não é uma, são duas questões :-)


Posted By: 3 x 9 = 27

Posted On: Apr 4, 2003
Views: 671
RE: Eugenismo não passará!


PERGUNTA:

" Quem é que vai decidir
1 ) os critérios de beleza, perfeição
e
2 ) o que deve ser eliminado? "



RESPOSTA:

Os mesmos - exactamente os mesmos - que ao longo dos tempos, têm decidido os critérios para o uso/utilização,

- da pólvora,
- da electricidade,
- do nuclear,
- do transplante de orgãos,
- ...

Afinal, todas essas questões se têm repetido - exactamente da mesma maneira - ao longo da História e sempre, sempre, iguais.

Que seca ?!
Já não há pachorra para estas visões estáticas do desenvolvimento da Humanidade !!!!!!!!

(Hoje, basta dar ao interruptor para acender uma lâmpada
e
durante anos, o uso da electricidade foi discutido invocando-se argumentos similares aos que actualmente se invocam para a clonagem.

O mesmo, vale para os transplantes de orgãos, para falar de coisas do meu tempo, que já sou um simpático :-) velhote )



Posted By: Eduardo

Posted On: Oct 2, 2003
Views: 652
RE: Eugenismo não passará!

Caros colegas.
Fiquei fascinado com as veementes respostas contrárias ao melhoramento genético humano.
O assunto desperta ardentes paixões, principalmente naqueles mais "experientes", pelo visto.
Eu diria que as posições, contrária ou favorável, invariavelmente se enquadram em duas linhas de argumentação (filosofias): a individualista e a coletiva.
O que predominou nas opiniões até agora foram as impressões individualistas. Priorizando as consequências que o imaginário "sistema" traria para si. Obviamente não é agradável supor que "EU" poderia estar proibido de procriar, de ter meus filhos, caso meu genótipo não fosse bom o bastante.
Sim, porque, imaginar que qq pessoa poderia ter seus filhos simplesmente selecionando os "gens" bons, é realmente ilusão. A ciência ainda não chegou a nesse ponto. Caminha nessa direção (terapias gênicas) mas ainda vai demorar.
Agora, se pensássemos coletivamente em primeiro lugar (como as abelhas, ou formigas, por exemplo) que colocam a colônia acima da própria vida, o coletivo acima do individual, as opiniões talvez fossem diferentes.
Mas antes q digam q quem pensa assim deve ter cérebro de abelha, devo advertir aos q supõe q a natureza é "sábia"(quanto a evoluçào humana), que isso tb é mera ilusão. Provo ! Simplesmente porque o processo de seleção natural, como ocorre nos ecossistemas naturais, não se aplica à espécie humana, e isso já tem muitas décadas.
Enfatizo: NÃO SE APLICA À ESPÉCIE HUMANA.
Nossa espécie não promove evoluçào porque está organizada em uma sociedade que assiste de maneira privilegiada aqueles que, por defidência qualquer, em condição natural, morreriam sem se reproduzir. No ambiente natural, apenas aqueles cada vez mais aptos à sobrevivência se reproduzem, pq os outros, morrem. Isso é o que chamamos, por definição, de evolução.
Qualquer um que conheça um pouco de melhoramento genético, na área agronômica principalmente, sabe que sem os fantásticos avanços obtidos com o melhoramento de plantas(soja,milho,feijão,etc) e animais(boi,porco,galinha,etc), não existiria alimento pra 1/10 da população atual e (fato comprovado, informe-se quem quiser!),com certeza, não estaríamos aqui discutindo isso hoje.
Pretendia finalizar, sem me colocar pró ou contra a idéia do melhoramento genético humano.
Pra ser sincero, fica difícil me apegar aos valores morais ou humanistas que se contrapõe à idéia, já que valores são completamente subjetivos e transitórios. Lembrem-se, por exemplo, que em alguns povos, adultério da mulher é punido com apedrejamento até a morte. Aqui, dá no máximo um divórcio.
Então, do ponto de vista biológico, evolutivo, a espécie humana só teria a ganhar, indiscutivelmente. Talvez hoje já estivéssemos em colônias em outros mundos, sem destruir nada.
Quem disser que isso é reducionismo científico, sinto muito, precisa exercitar vez ou outra o pensamento objetivo, isento de paixões ou partidos. No fundo, temos mesmo é medo de mudar. Ainda que seja para melhor.
Eu tb tenho medo.


 

Inteligência e Testes de QI