SOCIEDADE DA TERRA REDONDA - DEBATE "ASTROLOGIA" -> astrologiaStart A New Topic | Reply
Post InfoTOPIC: astrologia
Posted By: Marc Aubert

Posted On: Jul 3, 2003
Views: 2727
astrologia

Com todo respeito ao direito de opinião das pessoas, pergunto se os 14% votantes que acreditam na astrologia nasceram na Mesopotamia. Gostaria muito de saber qual o segredo delas para tanta longevidade.


Posted By: Lívia Lima Louback

Posted On: Aug 9, 2003
Views: 2704
RE: astrologia

Eu não nasci na Mesopotamia não, nasci no Brasil mesmo, mas acredito que a vida vai além da Terra, e que as estrelas, os planetas e todas as galáxias ao redor do nosso universo podem indicar um caminho já percorrido que podemos fazer novamente.


Posted By: Copernico

Posted On: Sep 8, 2003
Views: 2693
RE: astrologia

Com todo o respeito... isso é visão de leitora de romance.


Posted By: Luiz Estima

Posted On: Sep 10, 2003
Views: 2690
RE: astrologia

Acho q quem ainda acredita em Astrologia, tá muito mal informado. Na melhor das hipóteses.


Posted By: Kûrdael

Posted On: Nov 18, 2003
Views: 2670
RE: astrologia

Pois bem, faço aqui uma defesa da astrologia. Falo aqui de mapas astrais e não de horóscopos de jornal. Peço aos céticos em relação à astrologia que façam um mapa astral (no sítio Árvore do Bem tem como fazer um gratuitamente), nem que seja por curiosidade. Muitas características estão de acordo com as pessoas. É empírico. Sou zetético (termo que utilizo para não confundir com cético, aquele que não acredita em nada, mesmo que lhe apresentem milhões de provas), e não confirmo coisas de astros influenciando em nossas personalidades. Mas percebi que os mapas astrais funcionam (mais uma vez reitero que não falo de horóscopos de jornal), falam coisas corretas.

Confirmem com seus olhos!

Abraços

Kûrdael


Posted By: Rui Palma

Posted On: Dec 3, 2003
Views: 2661
RE: astrologia

Milhares de provas?? Como por exemplo esse tal "mapa astral" não ter acertado em quarenta por cento da minha personalidade? Já que eu me dei ao trabalho de jogar àquela coisa, o meu caro amigo poderia também dar uma vista de olhos por este endereço:

http://www.terra.com.br/fisicanet/pseudociencias/astrologianaoeciencia.h tml

Isto é que são mesmo provas, milhares :-}


Posted By: Ricardo Braida

Posted On: Jan 9, 2004
Views: 2645
RE: astrologia

Como coloquei os dados que foram pedidos pelo mapa astral corretamente, e nunca tinha visto uma interpretação tão mal feita sobre mim.
As interpretações ditas nos tópicos 'sol', 'lua' e 'Ascendente' são totalmente contrárias.
Não sou vaidoso, nem me preocupo com roupas, estou sompre fora de moda, e não ligo se estou feio.
Não tenho tendência a ser médico nem financistas, odeio números. Prefiro filosofia.
Não sou uma pessoa 'extremamente sensível' sou bem ao contrário, para alguém me perturbar é preciso ter saco, pois nem ligo para essas pessoas..
Pensei que por tentativas de erro, o mapa descobrisse algo de mim, mas errou tudo, nada bateu.
Ou seja, 0%.


Posted By: Felipe Alvares Cabralde Barros

Posted On: Feb 25, 2004
Views: 2616
RE: astrologia

São válidas sim. Principalmente pra quem acredita.
Várias pessoas sem capacidade de decisão consultam qualquer coisa pra poder decidir. E as previsoes sao tao vagas que a propria pessoa as adapta para acreditar cada vez mais.
Ouvi de um jornalista que quem faz a parte de astrologia no jornal eh o jornalista que esta de castigo.


Posted By: Marcus A Magalhães

Posted On: Mar 8, 2004
Views: 2595
RE: astrologia

Os gregos foram os primeiros a afirmar que configurações e movimentos dos astros afetam os destinos dos homens e a traçar horóscopos individuais, tomando como base as posições do Sol, Lua, planetas e de uma determinada constelação no momento do nascimento ou da concepção, sistema que foi adotado pelos árabes e incluído nas coletâneas cabalísticas dos judeus e cristãos. Assim, o destino poderá depender da presença de determinado astro em uma determinada constelação zodiacal, Júpiter, por exemplo, pode significar riqueza, fama ou beleza enquanto Saturno, mais malévolo, pode acarretar fealdade, pobreza ou deformidade. Concepções como estas são consideradas como sobreviventes de uma superstição muito antiga e que não têm nada a haver com a ciência da Astronomia.
Em suma, os horóscopos baseiam-se num mapa dos céus na hora do nascimento de uma pessoa estabelecido, de acordo com as efemérides, pela posição dos corpos celestes no momento. O elemento mais popular é o signo, o qual é definido pela constelação apontada no Zodíaco no nascimento. Sendo, por sua vez, o Zodíaco o rol das constelações que ficam na linha traçada pelo Sol e pela Terra, ao longo do ano, pelo movimento de translação do planeta. Em um mapa das constelações celestes vistas da Terra, o Zodíaco equivaleria à linha do equador (apesar de não haver nenhuma relação entre os conceitos). O signo corresponde à constelação traçada por um segmento da reta que parte do Sol e passa pela Terra e que – à noite – aponta para uma constelação, conforme o esquema a seguir:

Sol - - - - > > > - - (dia) Terra (noite) - - ->>>>> Constelação


O movimento de translação da Terra faz com que as constelações visíveis no centro do céu à meia noite (ascensção reta) se alternem de tempos em tempos, imagine então que o Zodíaco é traçado por um movimento que se assemelha ao produzido pela luz de um farol marítimo. Contudo – apesar de a astrologia ter sua origem entre os Caldeus no séc. XXX A.C. – essas regras foram estabelecidas há cerca de 2.150 anos, quando o chamado "1° Ponto de Áries", que poderia ser considerado como o ponto de origem dos signos, localizava-se na área da constelação do Carneiro (Aries). Os astrólogos, nesta época, estabeleceram e mantiveram datas fixas simplificadas, abrangendo os signos, distribuídos entre as 12 constelações zodiacais compreendidas pela Eclíptica e localizadas numa faixa longitudinal arbitrariamente espaçadas em intervalos iguais com 30° de arco. Em verdade, todavia, as constelações zodiacais não ocupam extensões iguais: a maior delas, a da Virgem, abrange 02h 55m de ascensão reta ou cerca de 44° de arco, equivalente a um signo de 44 dias, aproximadamente, e a menor, a de Câncer, 01h 20m de ascensão reta, 20° de arco ou cerca de 21 dias.

O mais interessante é que com o passar dos séculos, devido à precessão dos equinócios, a configuração do Zodíaco tem se alterado. Atualmente, o traçado passa através da constelação de Ophiúco (o portador da serpente), que não consta, absolutamente, como uma constelação zodiacal. Considerando-se a atual configuração celeste, os nascidos entre as datas de 29/11 e 16/12 seriam do signo de Ophiúco e a constelação de menor espaço comprendido pela Ecliptica passaria então a ser a do Escorpião, abrangendo somente 9° de arco e restringindo este signo entre as datas de 22 a 28 de novembro.

O único elo racional entre a astronomia e a astrologia poderia ser atribuído às inegáveis influências que o Sol, Lua e determinadas configurações planetárias exercem sobre a Terra e seus habitantes. As marés, por exemplo, mais altas quando a Lua está em conjunção com o Sol ou a conjunção de vários planetas que ocorrem em rarissimos intervalos e que podem, eventualmente, causar problemas como terremotos, deflagrados pela conjugada força de atração gravitacional exercida no núcleo líquido da Terra e na sua própria crosta rígida. Uma conjunção ou "alinhamento" dos nove planetas se processa a cada 179 anos, aproximadamente, e fenômeno semelhante, abrangendo a quase totalidade destes planetas, ocorreu no ano de 1982. É sabido, também, que a Lua afeta o ciclo menstrual das mulheres, define, mais precisamente, o dia do nascimento de uma criança, rege as melhores épocas de plantio e poda na agricultura, atua no comportamento dos internos de um manicômio e quiçá – como eles mesmos pretendem – dos próprios astrólogos.

Referências: Hoffmann Linneu – Nova Carta Celeste e http://www.sab-astro.org.br/cesab/newhtml/Indice.html


Posted By: Anton

Posted On: Apr 10, 2004
Views: 2563
RE: astrologia

A astrologia é como a ciência moderna, fundamentada em especulações filosóficas. A diferença é que a ciência é baseada no empirismo e a astrologia original era racionalista. Porque negar que os astros tem influencia nas pessoas, se o universo é um só e as cadeias de ação-reação são infinitas. Do mesmo jeito que quando se esmurra na parede provoca-se uma reação na mão da pessoa, um movimento do astro pode ter relação com uma atitude da pessoa.


Posted By: Priscila

Posted On: Apr 23, 2004
Views: 2542
RE: astrologia

Bem... na minha personalidade, a astrologia acertou impressionantes 15% do que realmente sou! Mais 1% e eu me declaro oficialmente crente!
HAHAHAHAHA... isso é piada... eu sempre leio, mas NUNCA, digo NUNCA MESMO esses horóscopos acertaram.


Posted By: Érico Polo

Posted On: Apr 25, 2004
Views: 2534
RE: astrologia

[sarcástico mode]
Vou aproveitar meu sobrenome e criar a "astropolia". Ela será baseada em quantas vezes por minuto pisca cada estrela no céu e na variação de sua freqüência, chegando, é claro, na influência delas sobre a decisão dos seres humanos em colocar primeiramente o pé direito ou o esquerdo no chão, ao se levantar da cama - o que afeta, indubitavelmente, a sorte do sujeito em todo o seu dia.

A gente poderia aproveitar e criar, também, a "cetaceo-crustaceo-logia", que analiará o quão eficazes são as ondas sonoras produzidas pelas baleias como orientadoras de direção dos carangueijos nos mangues da Bahia, fazendo com que eles escapem ou caiam nas mãos das pessoas que os caçam, além de definir se o bicho morderá, ou não, a mão do indivíduo.
[/sarcástico mode]

Acharam absurdos os exemplos? Pois saibam que acho a astrologia tão absurda quanto eles. Percebam como é fácil pegar qualquer conjunto de fatos e circunstâncias e associá-las a outras às quais não têm nenhuma relação comprovada.

Isto sem esquecer da regra mais importante: quanto mais complexo e cheio de variáveis for o alvo - no caso da astrologia, o universo - mais complicada será a análise e, conseqüentemente, maior credibilidade ela atrairá. Como diz a sabedoria popular, "o segredo da boa mentira são os detalhes".

Se os astros exercem tamanha influência sobre as pessoas, por que não criar um serviço de Pré-Crime, tal qual no filme Minority Report, só que ainda melhor que o da ficção: que prevesse a existência dos assassinos antes mesmo deles nascerem?

Boa noite e boa reflexão.


Posted By: Rafaell

Posted On: May 20, 2004
Views: 2424
RE: astrologia

O problema dos céticos é que eles não conseguem se auto afirmar.
Outra coisa, a pessoa que consegue um alto grau de capacidade mental perde opiniões, não fica discutindo se a astrologia é ou não é "real", somente deixa de lado se não gosta dela.


Posted By: Bruno

Posted On: Jul 1, 2004
Views: 2318
RE: astrologia

olha, eu nao sei se astrologia funciona pq depois de 15 minutos q eu leio o horoscopo eu esqco tudo q eu li!


Posted By: Camilla

Posted On: Jul 11, 2004
Views: 2299
RE: astrologia

Sinceramente, lendo todas essas críticas sobre astrologia, pude concluir que ainda há pessoas muito ignorantes em nosso meio. Com certeza, cada caso é um caso, mas não vamos confundir uma simples nota de horóscopo de qualquer jornal com um mapa astral feito por um profissional. Particularmente acredito que os astros podem sim ter uma certa influência em nossa personalidade, mesmo que ainda essa hipótese não seja concreta.
Fiz meu mapa astral e fiquei impressionada como alguém que nunca tinha me visto antes poderia falar tanto de meu íntimo, (para os hipócritas , isso seria coincidência comigo e com outras milhares de pessoa?).Mas também acho que isso varia de pessoa a pessoa e que tanto uma opinião quanto outra precisa ser respeitada.E ainda deixo aqui uma admiração pelos astrólogos e outras pessoas que atuam nessa área, pelos anos de estudos, e principalmente pela paciência com essas pessoas que ainda precisam ter noção de algo chamado "informação e bom senso".

Um abraço


Pages [ 1 2 ] Next Page ->  

Sociedade da Terra Redonda